domingo, 3 de abril de 2011

ENEM 2008

Vocês observaram que, de todas as propostas dissertativas do ENEM, a única que pediu (escolha de) resposta a uma pergunta foi esta? Pois bem, o incauto deve ter escolhido, digamos, a proposta três. Quer apostar? Em peso, só pode. Era a mais fácil, mais óbvia (mas não estamos perante questões objetivas, né? e, assim, o mais óbvio não é o mais indicado, deve-se dizer); e só por isso já deveria requerer mais atenção do incauto.

 O incauto faz jus ao nome: não tem cautela! Nenhuma! Prefere o que aparenta ser o mais fácil, gosta de lugares-comuns e de sentar à sombra de árvores frondosas by Amazon! Excetuando-se minhas ironias, e  são várias, digo-vos, para denotar um pouco: para diferenciar-me dos demais (milhares!), eu, cauto que sou - mas corajoso, escolheria o item dois, partindo agressivamente para uma crítica indireta afirmando que o item três já foi tentado e não deu certo, embora, no papel, seja lindo.

 O negócio, sendo assim, era persuadir os proprietários de terras a não explorarem tais localidades diante de uma quantia obtida a partir de um fundo internacional, que sustentaria este ecossitema. Ninguém poderia discordar de você! Você não está escrevendo um editorial de jornais, não tem de se preocupar com críticas. O revisor de sua prova não vai telefonar para seu aparelho móvel, de modo a intimidá-lo, admoestando-o por sua posição anticonvencional!

A bem da verdade, e não que o resto seja mentira!!!, você estaria chamando atenção do tiozão do INEP para a sua capacidade de distanciamento de posições redundades e, sobretudo, para sua iniciativa de buscar uma solução, creio, difícil de ser efetivada, já que dependeria de outros "pormenores bem maiores" que sua vontade. Mas a solução, lembremo-nos, é uma "pro"posta - isto é, você quer pô-la em prática, mas é, de sua parte, apenas uma "pro"posição!

A vida é bela!
E você, é um incauto? É!
Mas corajoso e confiante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário