domingo, 3 de abril de 2011

ENEM 1998

Amigo leitor, você pode observar que os caras começaram devagar, quase parando... Em fase inicial, propor um tema complexo poderia ser um tiro no pé e expor uma situação óbvia que deveria ser varrida para baixo do tapete: o aluno brasileiro não sabe escrever. É um dilema: não constrói frases nem exprime ideias com início, meio e fim. Uma conjuntura toda, tão colossal que daria um Tratado, bom..."tem" teórico demais alinhavando estas causas e múltiplas consequências, em Mestrados, Douturados etc. Mas a mão à massa, quem põe, mesmo, somos nós, humildes operários que receberam licença do Estado ("Vai, tua sala é aquela ali, precisas de giz?!?") para 'ensinar' redação aos alunos, muitos dos quais mal sabendo arquitetar uma oração. Pai nosso, digo eu! Lá vamos nós...

Nesta proposta, assim, deveria o destemido aluno observar o "lado bom da vida", deveria dar sustento à ideia de que, vivendo, se aprende, de que errando, se aprende, de aprendendo, se aprende - logo, na "a vida é um constante aprender."; a lá se foram os milhares de clichês que usamos day by day, do tipo É VIVENDO QUE SE APRENDE, A VIDA É PARA SER VIVIDA, VIVER UM DIA DEPOIS DO OUTRO, APRENDENDO COM OS ERROS ETC.

Devem ter lido cada barbaridade, os revisores... o cidadão que pouco escreve tende a pouco expressar e, sem saída, tende a girar em torno de uma dezena de lugares-comuns, suas bengalas, amuletos, aos quais se abraça esperando o juízo final, melhor dizendo - a linha final.

E falam em NORMA CULTA pra molecada de 16 anos, espinhas, pentelhos... os caras devem estar brincando com a galera, só pode. Escrever NORMA CULTA é mais ou menos como mandou escrever em sua lápide o Mario Miranda: EU NÃO ESTOU AQUI. Enem, digo, e nem aí!

Mas "lê" digo, mermão: era um tema fácil, vasto, mas rasteiro que nem cobra. A vala-comum deve guardar, até hoje, restos, digo, textos de português curto - e inculto. Ser banal é o must!

"É bonita, é bonita e é bonita." Será que disseram isso, "portanto", ao lerem alguma das dissertações da meninada? Acho que...

Nenhum comentário:

Postar um comentário