terça-feira, 19 de abril de 2011

Dramática!


Sobre o item Redação Dissertativa na escola, para o devido preparo, registro acima um livro interessante, para estágio inicial. E se ele chegasse a todos os estudantes do Ensino Médio brasileiro? Dinheiro, PNLD, sim, existe.
_
O Governo Federal deveria imprimir um livro contendo TODAS as questões das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, desde sua criação em 1998, E DISTRIBUÍ-LO PARA TODOS OS ESTUDANTES BRASILEIROS; as questões deveriam vir respondidas e explicadas, segundo competências pretendidas pelo referido Ministério, uma vez que muitas delas, até hoje, carecem de maiores explicações quanto à sua resolução.


MAS: há alguém lendo isso aí? Alguém do Governo?
Lógico que não. Se tantarmos contato, certamente um software responder-nos-á: "Estamos, cá, mui gratos por sua consideração.". Um piada.


Venho acompanhando holisticamente o ENEM: "holisticamente, professor?!" Sim, "olho na alma", sacam? (existe DESsacar?)


Estudo, sobretudo, a questão dissertativa do Exame mas venho me debruçando também sobre as questões objetivas, sua essência, su'alma. E não é coisa pouca, não. Quem observou as quesões do Enem/1998, "simplórias", e algumas "das de agora", dirá ao espelho: "Putz!"


Mas TENHO UMA DENÚNCIA A FAZER: os livros didáticos de Língua Portuguesa chegam às escolas contendo meramente GRAMÁTICA; ou como diria MARCOS BAGNO: “DRAMÁTICA”... Digo a vós, agentes da passiva mas intimoratos e (des)governados como eu: ESTES LIVROS TERIAM QUE SEGUIR O PADRÃO DAS QUESTÕES DO ENEM. Paradoxo? Yes, my dear!


ISTO É, SENHOR: o Governo ajuda a preparar dum jeito mas verifica a absorção de conteúdo de outro modo!


Os livros didáticos que chegam aos colégios são dignos de riso. Basta entender do assunto. Vêm uns caras das editoras, persuadindo os/as professores/as, dão uns livrinhos de brinde, uns caras boa-pinta e tal, o pessoal, carente, divorciado (risos), 'gosta' e 'escolhe' o livro da editora xis. E as editoras, vixe!, ao venderem lotes e mais lotes ao governo federal, lucram absurdamente. Mas quem sustenta esta escolha são os professores!


SOLUÇÃO: livros de interpretação à molecada. Livros, quando muito, de Gramática aplicada aos textos. Daí, será só festa e regozijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário