sábado, 14 de maio de 2011

"Escrita: o espelho da fala..." Vixe, estamos fritos!


O padrão do texto dissertativo, meus jovens, no Enem, obedece à norma culta de nosso idioma (é o primeiro item avaliado em sua redação); sim, aquele Português com que, desde os primórdios de nossos estudos, defrontamo-nos... O dia em que banalizarem a escrita, face a esta corrente de simplistas, estaremos perdidos, "ou sejE", "numa pior"!

O brasileiro escreve mal, mesmo estudando; e não escreve mal pela forma (signos), escreve mal por falta de conteúdo, pela falta de organização de suas ideias no papel.

Pois quem tem conteúdo valoriza a boa escrita, os preceitos linguísticos. Quem tem conteúdo é um sujeito bacana, que quer transmiti-lo à sociedade da maneira mais clara possível, com início, meio e FINALIDADE.

Quer soluções; brada por isso - sabe que não pode mudar o mundo, mas tenta! É um navegador num mar bravio, desafiando as vagas!

O Brasileiro deve continuar estudando a Norma Culta, mesmo que ela se esconda ("Oculta", como Bagno) vez que outra. Porque, neste jogo de esconde-esconde, nosso dever é "achá-la" e, assim, encontrarmo-nos no mundo.

Um ser letrado é respeitado.
O povo letrado seria o quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário